Fellows Instituto Four

Adriano Peniche



Adriano é uma pessoa com um grande perfil analítico e com grande potencial para projetos complexos. Ao longo de sua vida, desenvolveu o seu talento com números e com tecnologia e decidiu construir a sua carreira nesta vertente, aproveitando as oportunidades que a vida e a sua família o deram, e sempre extrapolando todas as atividades.



Se graduou em Engenharia Elétrica pela UFPR, e aprendeu que poderia se destacar com as diversas oportunidades que a universidade o fornecia. Por isso, sempre participou de várias atividades extra-curriculares. De atividade em atividade, foi conquistando espaço e bolsas de iniciação científica, além de ter sido voluntário em projetos de extensão e do Baja da UFPR.



Toda a experiência acumulada, somada aos bons resultados acadêmicos que sempre trouxe, o permitiram ter um início de carreira bem-sucedido: estagiou na Volkswagen e, em 2014, fez o seu primeiro intercâmbio de um ano e meio para a Alemanha, através do Programa Ciência Sem Fronteiras, quando cursou disciplinas de mestrado da Technische Hochschule Ingolstadt. Em 2017, teve a sua segunda oportunidade de intercâmbio: voltou para a Alemanha para poder estagiar na Arculus GmbH, startup ligada a à Audi AG.



Nesta segunda oportunidade, algo diferente aconteceu. Lá, ele conheceu seu futuro sócio. Também entrou em contato com o mundo das startups, algo diferente até o momento, e que despertou uma nova chama em Adriano.



Em 2018, apenas um ano depois desta segunda experiência internacional, Adriano fundou a Nextcam, unindo todo o conhecimento que acumulou nas oportunidades acadêmicas que recebeu. A Nextcam utiliza a visão computacional e a inteligência artifical para a redução de riscos de acidentes de trabalho em ambientes de risco, como a construção civil e a indústria em geral.



Através de todo o conhecimento acumulado e todo o seu perfil analítico, Adriano continua conquistando espaços por meio de tecnologia aplicada.