Fellows Instituto Four

Anderson Silva



Anderson Silva nasceu e cresceu em Mairinque, no interior de São Paulo. E sempre durante a sua trajetória, estudou em escola pública, e teve um fato curioso: Realizou o ensino médio junto com seus pais. Anderson não teve muitas perspectivas educacionais e nem de futuro, e conhecia muito pouco sobre os termos de construção de carreiras e futuro.



Esse background foi determinante para a forma como encara a vida e para conseguir acesso às oportunidades que ele agarrou com muita força. Ele fez ensino médio a noite, trabalhava de manhã e fazia um curso Técnico em Elétrica, no SENAI durante a tarde. No final do seu terceiro ano, assim que concluiu o SENAI, Anderson caiu de paraquedas em um cursinho pré-vestibular, sem saber muito bem quais poderiam ser suas perspectivas de um futuro melhor.



Depois de fazer o cursinho, foi aprovado para cursar Ciência da Computação na USP. Anderson escolheu o curso porque gostava da área do técnico que ele tinha feito e tinha feito um curso de programação, que ele tinha gostado bastante.



Durante a graduação, Anderson realizou pesquisa durante um bom tempo. Participou de algumas olimpíadas de ciência da computação, tanto dentro do Brasil, quanto no Canadá e Estados Unidos. Realizou um intercâmbio para a Austrália, onde também trabalhou com pesquisa. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como estagiário do Google, em Mountain View, na Califórnia.



Ele realizou um intercâmbio através do Ciências Sem Fronteiras para o Canadá, onde também atuou como estagiário no Google, agora em Montreal. Quando voltou ao Brasil, Anderson foi aprovado como Líder da Fundação Estudar, e também participante do ProLíder, na turma de 2017.



Também em 2017, Anderson iniciou sua trajetória como CTO, trabalhando inicialmente no Curso Ênfase, cursinho especializado na área jurídica. Depois de seu primeiro semestre no Curso, Anderson se tornou sócio, e construiu uma grande área dentro da organização, sendo responsável pela criação de vários produtos.



Em 2020, Anderson iniciou as conversas com a Sallve, uma empresa inovadora na área de cosméticos e que precisava de alguém experiente para tocar sua área de tecnologia. Anderson se sentiu desafiado com a proposta de atuar na mesma área, mas em uma empresa com foco totalmente diferente, e aceitou a proposta. Hoje ele atua como CTO da Sallve.



Dentro da Comunidade Four, Anderson é um fellow que se destaca, procurando sempre estar presente e fornecer ao Instituto Four e às novas turmas do ProLíder, um grande apoio e disponibilidade, não só de tempo, mas também financeira, sendo o fellow que mais contribuiu com o Instituto até hoje.