Fellows Instituto Four

Briza Aiki



Briza nasceu em Matsumoto-shi, no Japão, e veio para o Brasil ainda muito nova, junto com seus pais. Quando chegou no Brasil, ela começou a estudar em escola pública, até ser notada como um grande destaque em olimpíadas científicas. Recebeu uma bolsa e estudou no Instituto Alpha Lumen.



Ela se transferiu para o Colégio Poliedro, onde recebeu bolsa integral e onde finaliza o Ensino Médio no ano de 2020. Briza é judoca premiada em treze competições. Além do judô, possui mais de 35 premiações em diversas olimpíadas do conhecimento de várias áreas diferentes. Além disso, ela coleciona outros prêmios, como a bolsa do ISMART e o troféu de Embaixadora da Khan Academy.



Briza atuou como professora voluntária em diversas oportunidades. Em 2017, ela desenvolveu uma startup que buscava curar fobias dos usuárias através da realidade virtual. Com essa solução, Briza foi premiada com o 2º lugar no Desafio de Empreendedorismo da Stone e com o 3º lugar no ITA Challenge.



Briza trabalhou como Jovem Aprendiz na Quero Educação, nas áreas de Operações e Infraestrutura. Ela também participou de alguns programas e competições sobre empreendedorismo. Em 2020, ela fundou a ElaSTEMpoder, iniciativa que tem como objetivo incentivar e empoderar meninas a participarem da área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Além disso, lidera o Games4Life, startup com o objetivo de criar jogos digitais para idosos com demência e traumas pós-AVC.



O sonho de Briza é conseguir retribuir pelas várias oportunidades que teve em sua vida. Ela gostaria de poder levar oportunidades para todos os jovens, fazendo com que a desigualdade social não seja algo que defina o futuro de alguém. Ela quer trabalhar na área de educação, por entender o impacto que ela tem na vida das pessoas, baseada na sua própria experiência.