Fellows Instituto Four

Bruna Amaral



Bruna é carioca, nascida na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Educada por sua vó, professora de escola municipal. Ela pôde sentir, desde pequena, o impacto que a valorização da educação pode causar na vida de uma pessoa.



Bruna acredita no poder do empreendedorismo social, fazendo do seu trabalho uma luta para criar soluções para problemas sociais. Ao longo de sua trajetória, sempre buscou oportunidades de unir sua vontade de criar iniciativas que sejam perenes com a sua vontade de inspirar a mudança na vida de outras pessoas.



É internacionalista pelo CEFET/RJ, na qual se graduou no curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais. Na universidade, participou de uma incubadora de iniciativas sociais (Enactus CEFET/RJ) durante 2 anos, da qual foi líder da área de Treinamentos e Desenvolvimento, Coordenadora de Projetos e apresentadora do Evento Nacional da Enactus Brasil, maior evento de empreendedorismo social da América Latina.



O seu envolvimento na Enactus a ajudou a moldar a sua visão de mundo e a sua missão de vida. A partir das experiências que viveu lá, entendeu como poderia ser uma agente de mudança e gerar um legado de verdade. A partir de então, assumiu o compromisso de levar um projeto, que nasceu dentro da Enactus, a novas perspectivas.



Assim surge a Toti, empresa de impacto social, responsável pela formação e inserção profissional de pessoas refugiadas na área de Tecnologia da Informação, através de programas de diversidade para empresas.



A Toti vem acumulando resultados expressivos ao longo dos anos. Nascida no Rio de Janeiro, a empresa já realiza cursos em outros Estados, como São Paulo, Amazonas, Roraima e outros Estados do norte, onde há grande tensão migratória. O trabalho realizado pela Toti a permitiu fechar grandes parcerias e receber a chancela de duas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para Migrações (OIM).



Ela está realizando a sua jornada empreendedora com algo em que acredita profundamente. Nem sempre a jornada foi fácil: muitas vezes, enquanto empreendia e estudava, ainda precisava trabalhar em outros locais para contribuir para a renda da sua família. Mesmo assim, continua dando os passos para a realização da sua missão de vida e do seu propósito.