Fellows Instituto Four

Bruna Helena

<

Bruna é movida a propósito. Quando criança, teve educação de qualidade, mas não tinha noção ainda do privilégio que tinha, uma criança negra em uma escola particular; era uma entre inúmeras crianças brancas. Seus interesses, ainda em idade escolar, já não eram os mesmos de seus colegas; chamava a atenção dela os telejornais, especialmente quando o assunto era política. Ali, ela não sabia, mas estava sendo plantada uma semente que viria a germinar muitos anos depois.



Passado um tempo, precisou sair da escola particular e migrou para o ensino público. Sentiu, com força, a diferença abismal entre um ensino e outro. A desmotivação foi inevitável. Com o apoio de seus pais, conseguiu driblar essa fase estudando em um curso técnico de design de interiores. Gostou do curso, até desejou trabalhar, mas a semente que estava germinando apontava para um caminho diferente do escolhido.



Ao final do ensino médio, ainda sem entender claramente sua vocação, Bruna cursou Ciências Contábeis, com pretensões de ingressar na carreira de consultoria e, depois, um M.B.A. em International Business. Em um processo seletivo para a KPMG, passou e entrou como trainee. Além da KPMG, trabalhou, ainda, em outras empresas, como a EY, como Auditora Sênior, a Deloitte, como Consultora Financeira, Emerging Globe Group, como Pesquisadora de Equidade, além de ter passado por outras, como Senac, PwC, até começar atuar em políticas públicas.



Em 2014, Bruna estava começando a entender melhor seu propósito, a se conectar com os assuntos que brilhavam seus olhos quando criança. Fez alguns seminários voltados para a área pública, já apontando para o caminho que passaria a seguir futuramente.



Nesse momento, em 2016, inscreveu-se para participar do Programa ProLíder. Ficou bastante impactada com a diversidade que encontrou por lá e conviveu com pessoas que, nas palavras dela, “se ainda não são assunto, futuramente serão”. Os debates acalorados também a faziam vibrar com tudo o que estava vivenciando no programa. No ProLíder, desenvolveu um empreendimento, que foi uma iniciativa destinada a financiar e qualificar negócios liderados por afro-brasileiros.



Em 2017, ela iniciou uma especialização em Direitos Humanos pela Escuela Latinoamericana de Políticas Públicas. Em 2018, foi uma das 133 pessoas selecionadas para receber formação política no RenovaBR, tendo se candidatado a Deputada Estadual no mesmo ano. Participou, ainda, da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e, no momento, trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo como Consultora.

Há quase dez anos, Bruna dá frutos, da semente plantada ainda na infância, atuando como voluntária em projetos como o Teto Brasil, gerenciando canais de mídia para captação de recursos, na United Way, como instrutora de assuntos relacionados à educação financeira, para jovens de 12 a 17 anos, e no Grupo Mulheres do Brasil, onde atua nos comitês de Igualdade Racial, Políticas Públicas e Educação, com o objetivo de levar inclusão à mulher em todos os aspectos.