Fellows Instituto Four

Caio Lira



Caio cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em uma família entusiasta, organizando blocos carnavalescos e eventos na Lona Cultural do seu bairro. Isso fez dele um grande apaixonado pela cultura e pela forma como ela impacta as pessoas.



Quando tinha 15 anos, enquanto passava por um momento difícil na sua família, Caio percebeu que estudar seria um meio de ser um exemplo de resiliência para o seu irmão mais novo e que sua independência seria uma forma de ajudar seu pai. Nessa situação, embarcou em uma rotina de estudos intensa e, após dois anos morando fora de casa para se preparar para o concurso, foi aprovado no Instituto Militar de Engenharia (IME).



Dentro da instituição, fundou uma gerenciadora de aulas particulares, chamada Variação, e o programa de mentoria entre alunos e ex-alunos do Instituto. Além disso, foi bolsista do CNPq em Pesquisa de Análise de Risco, estagiou em empresas como a Ambev e realizou o Summer Course organizado pela IESE Business School, na sede da instituição, em Barcelona.



Caio tem o sonho de tornar as cidades mais inclusivas, combinando empreendedorismo e o incentivo à cultura. Ele tornou parte deste sonho realidade ao se engajar em um empreendimento do ProLíder chamado Sebo do Gueto, uma rede conectada de livreiros que auxilia e cria espaços de leitura nas periferias e no interior do Brasil.