Fellows Instituto Four

Caio Poli

<

Ainda no Ensino Médio, Caio conta que tinha dúvidas entre escolher por uma graduação em Medicina ou em Comunicação Social - à primeira vista caminhos completamente diferentes, tinham algo em comum: trabalhar impactando a vida de outras pessoas. Acabou optando pela Comunicação, por acreditar no potencial de transformação em escala que os meios de comunicação carregam e, com os atuais desafios que vão de fake news à falta de diálogo, não se arrepende da escolha.



Iniciou a carreira trabalhando com marketing e apesar de gostar dos desafios e estar em uma curva acelerada de carreira, sentia falta do propósito que motivou a decisão por comunicação há anos atrás. Foi uma colega do trabalho, que ao ver um post do ProLíder provocou "esse programa tem a sua cara, por que não se inscreve?" - acabou se inscrevendo no último dia, faltando poucas horas - o que não recomenda - para a 1a turma do programa, em 2016.



O programa foi um 'divisor de águas' de carreira e teve um papel essencial em conectá-lo com formadores, colegas e organizações dedicadas a resolver os problemas mais difíceis e importantes do país. Durante seu tempo no ProLíder, co-fundou com outros fellows o Garatéa, uma organização social focada em conectar voluntários e profissionais treinados em primeiros socorros à vítimas que aguardam a chegada da ambulância, aumentando a chance de sobrevivência e melhorando a comunicação com o serviço público, em especial em centros urbanos onde o tráfego costuma ser intenso. O empreendimento chegou a ser apoiado e acelerado por diversas organizações, como a Ford Foundation, Artemísia, e a VAITEC, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.



Para além da experiência de empreender, Caio hoje atua como coordenador de projetos na Fundação Lemann na área de Educação, liderando a implementação de programas educacionais em diversas redes públicas brasileiras, com o principal desafio de garantir uma educação pública de qualidade, junto dos municípios e Estados parceiros, para todos os brasileiros e brasileiras, independente da região em que tenham nascido.