Fellows Instituto Four

Clara Maas



“Sonho que meninas e mulheres não só sejam mais incentivadas a adentrar em carreiras científicas como também a assumir papéis de liderança dentro delas.”

Com apenas 22 anos de idade, Clara é doutoranda em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Uma de suas principais linhas de pesquisa é em relação a pessoas com lábios leporinos e fendas palatinas, uma realidade com a qual teve contato quando morou na China. Apesar de aparentar ter um perfil exclusivamente acadêmico, se mostra uma pessoa dinâmica, tendo, na sua trajetória, passagens importantes em movimentos de áreas muito diferentes, como o Movimento Empresa Júnior e atuando em projetos de extensão e de inovação.



Clara realiza pesquisas que têm uma aplicação signifcativa para seu público alvo, e que pode trazer uma solução de impacto para a vida de muita gente: sua pesquisa é sobre a aplicação de células-tronco na bioengenharia óssea.



Ela é formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Paraíba. Desde cedo, propôs pesquisas e estudos relevantes na sua área de atuação, o que a fez, durante a graduação (no ano de 2018), ser selecionada como uma jovem líder em biotecnologia na América Latina, pela ALLBIOTECH.



Ela tem dois objetivos bastante claros: o primeiro deles é de continuar abrindo espaços para que mais mulheres atuem cada vez mais dentro da ciência e ocupem cargos de liderança. O segundo objetivo é continuar desenvolvendo pesquisas, mas sempre com um viés de procurar maneiras de criar negócios que consigam proporcionar e levar até a população impacto por meio dos seus estudos. Para Clara, somente estimulando a ciência e fortalecendo esses ambientes será possível conseguir colocar o Brasil em posição de destaque nos temas de inovação, a educação e a competitividade no país.