Fellows Instituto Four

Darlan Dal-Baiano



A crise financeira acompanhou quase toda a existência de Darlan. Ainda assim, não estudar nunca foi uma opção. Ele apostou nos estudos para ter uma situação diferente.



Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante o curso, participou de iniciação científica, mas entendeu que seu talento era lidar com gestão. Diante disso, atuou por dois anos em Empresa Júnior, organizou duas edições de TEDx na UFV, além de ter participado da AIESEC e do Enactus, em Glasgow, na Escócia, através do Ciências Sem Fronteiras.



De volta ao Brasil, percebeu que, apesar do ambiente maravilhoso e de tudo o que um país mais desenvolvido oferece, seu real desejo era permanecer no seu país e ser protagonista de algo diferente; queria promover mudanças. A política poderia ser um caminho, já que é uma de suas paixões.



Ainda na UFV, conheceu um amigo, que o apresentou ao ProLíder. Participou da sua primeira edição, em 2016, período que também foi bastante marcante para ele, já que tinha que sair de Minas Gerais para São Paulo todo fim de semana para as formações presenciais do programa. Sem custeio total de passagens, para concretizar seu desejo, precisou fazer crowdfunding entre amigos e venda de docinhos para completar o valor. Mesmo com dificuldades, conseguiu chegar ao final.



No ProLíder, pôde exercer seu talento para gestão através da criação do empreendimento APONTE, uma startup de viés político, voltada para gestão pública, que conecta jovens universitários com problemas reais da sociedade, dando a eles a chance de serem promotores de mudança em suas cidades.



Graças ao seu desempenho, conseguiu uma vaga como Analista de Seleção no RenovaBR, hoje, a maior escola de políticos do Brasil. A organização já formou mais de 1500 alunos, dos quais 17 são parlamentares eleitos. Em 2020, o RenovaBR elegeu mais de 150 candidatos nas eleições municipais. Atualmente ele atua como Coordenador do Processo Seletivo, e Head de Dados.