Fellows Instituto Four

Hellen Nzinga



Hellen é uma baiana apaixonada por Salvador. Ela tem uma trajetória muito pautada na luta pela igualdade racial e igualdade de gênero, enveredando com esse seu propósito em diversas áreas que se relacionam com o empreendedorismo.



Ela é graduada em Relações Públicas e Publicidade pela Universidade Católica de Salvador, e foi a primeira pessoa de sua família a se formar na universidade. Ela ainda obteve esse mérito com destaque pelas boas notas, mesmo com dificuldades financeiras.



Durante sua trajetória, ela criou e participou de diversos movimentos. Ela co-criou a Feira Nagô, uma feira de afro empreendedores com foco no consumo consciente; também co-criou a Preta Hackers, um coletivo que encontra mulheres negras na área de tecnologia; e o Fazenda na Rede, um projeto de educação livre e tecnologia com crianças do subúrbio ferroviário de Salvador, instalado no bairro onde viveu toda sua infância.



Hellen já trabalhou como assistente de administração em uma escola de idiomas e assistente de comunicação em um projeto do ministério da cultura, do Governo Federal. Mas foi em 2015, que empreendeu pela primeira vez: ela criou, juntamente com uma sócia, o Pretaz Comunicação, uma agência de Marketing e Publicidade. Depois de um tempo, Hellen começou a atuar como produtora de conteúdo no Correio Nagô, escrevendo para uma coluna que, com uma abordagem inovadora, falava de empreendedorismo, inovação e cultura maker.



Ela foi professora do módulo de qualificação profissional do Programa Trilha para jovens, abordando temáticas como comunicação e empreendedorismo. Ela também trabalhou como Gerente de Projetos no Instituto Mídia Étnica, atuando em diversas frentes de formação de pessoas, mídias e tecnologias. Além de tudo isso, Hellen ainda está realizando um MBA em Gerenciamento de Negócios Sustentáveis.



Em 2018, quando entrou no ProLíder, Hellen e mais três amigas iniciaram sua trajetória de empreendedorismo na EcoCiclo. Elas desenvolveram um absorvente biodegradável, e criaram o empreendimento com o objetivo de fornecer emprego para mulheres através da produção de absorventes, e ainda trabalhar na saúde das mulheres e com a temática de sustentabilidade. Com a EcoCiclo, Hellen e suas sócias participaram de competições e ganharam prêmios nacionais e internacionais.

Hoje, além de tocar a EcoCiclo, Hellen desenvolve projetos sustentáveis de empreendedorismo e ensina tecnologias. Ela é Professora de Comunicação e Empreendedorismo. Atua também como consultora de negócios sustentáveis com foco em pessoas. Foi eleita uma das Lideranças a ser aceleradas pelo Fundo Baobá em 2021.