Fellows Instituto Four

Henrique Baião



“Apoio-me na medicina (ser ciência), na arte (ser lírico),
na tecnologia (ser energia e conexão) para cumprir a missão
aumentar o acesso à saúde e sua qualidade para a nossa população,
por meio do mundo digital e da ética como instrumento de gestão.”

Henrique Baião é natural de Belo Horizonte e cresceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Passos. Sempre primou por boa performance acadêmica, manter boas notas e estar envolvido em atividades artísticas. Ele é medalhista em olimpíadas de matemática e vencedor de concursos de criação e interpretação de poemas nacionais e internacionais.



Formou-se em Medicina pela Universidade de Araraquara. Durante a sua trajetória acadêmica, Henrique destacou-se não só através de notas, mas, também através de sua liderança. Foi presidente do diretório acadêmico de sua faculdade, organizou congressos científicos, eventos culturais, fundou a Liga de Oncologia, participou ativamente da Liga de Humanização e do grupo de teatro da universidade. Também durante a graduação, realizou um estágio em reumatologia na Espanha, na cidade de Madri.



Henrique especializou-se em medicina de família e comunidade além de preceptoria e educação médica. No início da carreira profissional atuou na Estratégia de Saúde da Família no extremo leste de São Paulo e na sequência em um projeto pioneiro de Atenção Primária e Telemedicina em rede de clínicas. Logo após, continuou adquirindo experiência com todo o processo de telemedicina (formação, estruturação/suporte à operação, assistência, suporte ao paciente, inovação, produtos, projetos multidisciplinares) na multinacional Teladoc Health, dedicando-se ao desenvolvimento de plataforma e aplicativo para aumentar acesso aos profissionais de saúde pelas pessoas de todo o Brasil, especialmente durante a pandemia. Neste período, foi convidado pela Associação Paulista de Medicina a compor o corpo docente do primeiro curso de Telemedicina do país, ao lado de grandes nomes da Telemedicina.



Hoje, Henrique atua como Coordenador de saúde populacional, na Unitedhealth Group. Também é idealizador e colaborador (produção, roteiro, atuação) de canais do YouTube na área da saúde.



Participou do ProLíder em 2018. Henrique tem o sonho de trabalhar em um projeto revolucionário e multidisciplinar nas áreas de educação e saúde pública, focando na saúde digital e coordenação do cuidado para que cada pessoa tenha acesso aos melhores cuidados de saúde e possa viver o seu melhor em vida!