Fellows Instituto Four

Israel Borba



Israel sempre se espelhou muito em seus pais, como exemplo de superação. Seu pai é pedreiro e sua mãe professora. Além disso, seu pai é surdo, o que também inspirou suas duas irmãs: uma delas é fonoaudióloga e a outra tem uma plataforma online para formação acadêmica de surdos.



Israel estudou no Colégio Militar durante o ensino médio, e durante sua passagem no colégio, ele foi o primeiro colocado geral, em notas. Participou do programa de jovens embaixadores do Governo dos Estados Unidos. Também foi Coordenador do Projeto Líderes do Amanhã.



Na graduação, Israel decidiu cursar Direito na Universidade Federal de Santa Catarina. Durante sua trajetória de graduação, Israel sempre esteve bastante envolvido com projetos sociais. Trabalhou na Assembléia e começou a se envolver em questões políticas.



Dentro do ProLíder, no ano de 2017, Israel foi um dos idealizadores do Legisla Brasil, juntamente com Luciana Elmais e Caio Rolim. Ele atuou durante os primeiros passos da organização mas depois se afastou.



Fez parte da Jovem RAPS 2016, movimento de renovação política pela sustentabilidade, e foi Líder RAPS em 2019. Participou ativamente também do Movimento Acredito, outro grande movimento de renovação política, onde também foi Líder. Também recebeu o prêmio Destaque Youth for Human Rights na Conferência da ONU 2018



Mesmo muito novo, e ainda na Faculdade, Israel se engajou e resolveu atuar na política de forma mais ativa. Ele se candidatou a Deputado Federal nas eleições de 2018, alcançando uma expressiva votação pelo estado de Santa Catarina, mas não foi eleito.



Em 2020, Israel se candidatou novamente, desta vez a vereador para a cidade de Florianópolis, e novamente não obteve êxito. Mas não desistiu de atuar na política e acredita que no momento certo, vai conseguir ser um vetor de transformação para transformar a realidade da política brasileira.



Israel concluiu sua faculdade em 2020, e atua hoje, trabalha na Fundação João Mangabeira, realizando serviços de informação, comunicação e administração pública, como Assessor Técnico de Projetos.