Fellows Instituto Four

Jean Ferreira



Jean é um estudioso de políticas de acesso ao livro, que mora desde que nasceu no bairro do Jurunas, periferia de Belém, onde desenvolve projetos e articulações comunitárias.



Seu ativismo social talvez tenha sido puxado de sua mãe, quando foi líder comunitária e conselheira tutelar. Já seu pragmatismo, de seu pai, um pedreiro de boa reputação.



Estudou Edificações no IFPA e iniciou o curso superior de Engenharia Civil, na UFPA, porém apaixonou-se por Engenharia Cartográfica, na UFRA e formou-se. Curioso das tecnologias, aperfeiçoou-se em mapas interativos, a vertente que mais gosta em seu curso.



Ainda na universidade, conheceu o grupo de empreendedorismo social Enactus e, influenciado por ele, criou os projetos dos quais se orgulha, o Sebo do Gueto e o Clube do Gueto. Em 2019, Jean entrou para o ProLíder, onde recebeu tutoria e aprendizados sobre liderança e empreendedorismo. Juntou-se a outros ProLíderes que o ajudaram a solidificar os empreendimentos.



Jean cultiva uma paixão pelos livros que começou no ensino médio. Passou a frequentar sebos e livrarias até perceber o "rolê" que era estar e chegar em um desses lugares, sempre no centro da cidade. Sentia que seu bairro carecia de espaços culturais e de leitura.



Fã de Harry Potter de carteirinha, usou a magia dos livros criando um improvável sebo em sua rua, a única livraria do bairro do Jurunas. A notícia repercutiu e Jean se viu recebendo apoio de amigos, vizinhos, familiares e desconhecidos, que passaram a doar livros e a divulgar a iniciativa.



Depois de um tempo tocando o Sebo do Gueto, percebeu que tinha livros demais e resolveu usar a programação que aprendeu para criar o Clube do Gueto, plataforma on-line gamificada que distribui livros gratuitamente, bastando os usuários interagirem para ganhar bookcoins e trocarem por livros.



Desde o ano passado, o Sebo do Gueto tem sido replicado em diversas cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Ananindeua, Castanhal e outras. E o clube do Gueto já entregou mais de 1000 livros gratuitamente através da plataforma e de eventos.



Em Engenharia Cartográfica, Jean se formou em 2020 e passou a trabalhar na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, sem deixar de lado os livros, e muito menos os projetos de acesso e incentivo à leitura que criou.



Com mais parceiros e colaboradores, o Sebo e o Clube do Gueto crescem cada dia mais. Os novos projetos da rede do Gueto são a Editora do Gueto, que visa dar vez e voz para escritores de contextos periféricos, e a novíssima 1ª Biblioteca do Gueto, a ser inaugurada em breve.



Assim como disse no Painel Final da seleção dos ProLíderes de 2019, Jean sonha em transformar a sua rua, mesmo que isso pareça pequeno, pois confia nas reverberações que uma comunidade pode provocar.