João é apaixonado por ciência, tecnologia e inovação. Ele acredita que elas são a principal chave do desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Desde muito jovem, sempre procurou estar em ambientes onde elas fossem valorizadas: em 2012, ganhou o prêmio Jovem Cientista, e, durante a sua trajetória, ganhou diversos outros prêmios, competições e hackathons. Na faculdade, João resolveu cursar Engenharia Eletrônica e de Computação, onde via a possibilidade de conciliar as suas três paixões.
Dentre as soluções tecnológicas criadas por João, está o o desenvolvimento de aplicativos: criou um que buscava entender a alteração no rendimento de atletas de acordo com a música que eles estavam escutando. Também desenvolveu um jogo sobre economia colaborativa que foi premiado em competição. João também já trabalhou colhendo sangue de atletas em laboratório bioquímico.
João é bastante pragmático, e tem definido três pilares como filosofia de vida: a aventura para explorar o novo, o conhecimento para buscar novas formas de inovar e o serviço pois, além de causar impacto social, é aquilo que eleva. Ele programa desde o ensino médio e, hoje, trabalha com segurança da informação na faculdade.
Quer usar toda sua experiência para criar uma solução que o possibilite atuar dentro da educação brasileira, porque ele acredita que a educação é a principal ferramenta de transformação social que existe.
O Instituto Four é uma organização sem fins lucrativos, que busca selecionar, formar e desenvolver jovens líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País.