Fellows Instituto Four

Jose Eduardo Do Arteta



Filho de pais colombianos, José Arteta nasceu no Brasil, no interior de São Paulo. Ele passou parte da infância e adolescência em Pontaporanga.



No ensino médio, uma prova de geografia sobre IDH, PIB, na qual tinha ido muito bem, foi fundamental para a escolha de sua profissão. Seu pai, diante de tal resultado nas provas, o aconselhou a tentar prestar vestibular para Economia, pois parecia gostar de estudar aquela matéria.



Assim ele fez. Em 2017, entrou para Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV), logo depois de sua participação no Programa ProLíder, mas não terminou o curso.



No programa, achou maravilhoso conhecer “gente que faz”, convivendo com pessoas que viu fazer muito com poucos recursos. Foi um grande aprendizado. Não apenas isso o impressionou, mas sua evolução como pessoa, pois se percebeu mais como protagonista em situações de tomada de decisão, em função do que vivenciou no ProLíder.



Depois do programa, decidiu ir morar na terra-natal de seus pais. Vive em Bogotá, na Colômbia. Prestou exame para a Universidade dos Andes (SAT), teve pontuação necessária para entrar, está cursando Economia lá. Atualmente já está no final do curso, que foi escolhido por achar apaixonante, pois, de acordo com ele, estuda gente, então, uma medida, da qual se espera uma consequência, sofre interferência humana, o que faz com que o resultado seja diferente do que foi inicialmente previsto. Ele acha isso incrível! Além disso, acredita ser um campo pelo qual mudanças significativas podem acontecer.



Atualmente, é aluno do mestrado em Economia da Universidade de São Paulo.