Fellows Instituto Four

Karla Godoy



Karla nasceu na periferia de Pernambuco e estudou todo o ensino médio em uma escola pública de referência no estado. Foi aprovada em primeiro lugar para intercâmbio cultural do Programa Ganhe o Mundo. Foi CMO da Life Up, startup focada em tecnologia humanitária que desenvolve softwares para solucionar desafios na vida de pessoas com deficiência física. E ainda no ensino médio ganhou o prêmio nacional de inovação da Microsoft Imagine Cup 2014 e na Campus Party Recife em 2015. Mesmo vindo de escola pública, Karla conseguiu passar no vestibular para Ciência Política na UFPE.



Karla sempre teve, na sua família, uma inspiração da importância de se manter engajada politicamente. Sua avó foi uma das fundadoras da comunidade que ela vive, ajudando dar nomes às ruas e várias outras ações. E foi seguindo essa linha que Karla resolveu cursar também o mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco. Na área acadêmica, Karla suas áreas de interesse são relações de gênero, organizações internacionais e desenvolvimento econômico sustentável, com artigos publicados nestas áreas.



Durante sua participação no ProLíder, em 2018, Karla fundou a EcoCiclo, junto com mais três sócias. A EcoCiclo é o primeiro absorvente biodegradável feito por mulheres no Brasil. Com essa guinada na sua vida para o empreendedorismo, Karla viu a possibilidade de causar um impacto social grande, com a geração de empregos e renda, atuando em uma causa que iria de encontro em um tema muito relevante e de seu interesse, que é a sustentabilidade. Com a EcoCiclo, ganharam diversos prêmios, nacional e internacionalmente.



Em 2019, Karla foi aprovada para o programa Ponte de Talentos, da Fundação Lemann. Ela foi aprovada em universidades renomadas norte-americanas como Colúmbia, George Washington e Minnesota University. Atualmente, Karla cursa Práticas Desenvolvimentistas Humphrey School of Public Policy na Universidade de Minnesota, Minneapolis, nos Estados Unidos. Karla também faz parte da Rede Lemann, é bolsista Fulbright e fellow do Interdisciplinar Center for the Study of the Global Change.