Fellows Instituto Four

Letícia Varella



Letícia é natural de São Paulo. Começou a trabalhar logo cedo, mas foi durante a graduação que ela definiu os caminhos profissionais que queria traçar. Ela resolveu cursar Direito, na Universidade de São Paulo. Durante a graduação, Letícia participou de atividades de extensão universitária envolvendo a temática de direitos humanos, como a Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama, o Núcleo de Prática Jurídica em Direitos Humanos e o Grupo de Empoderamento Feminino.



Em sua trajetória profissional teve experiências no setor público, privado e terceiro setor, tendo se especializado na temática de gênero e direitos das mulheres. Já trabalhou no Instituto Alana, Defensoria Pública do Estado de São Paulo e, mais recentemente, em um Centro de Defesa e Convivência da Mulher localizado na zona leste de São Paulo, serviço público pertencente à política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres do município.



Atualmente, Letícia é advogada da prática 100% pro bono do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, tendo a sua atuação voltada ao atendimento gratuito de organizações que trabalham com temáticas de gênero e de mulheres em situação de violência. Também atua no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde com temáticas ligadas a justiça reprodutiva e direitos sexuais e reprodutivos.