Fellows Instituto Four

Lucas Bernado



Lucas é de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro. Ele cursou o Ensino Médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, concomitantemente com o Técnico em Química. Lá, ele iniciou seu primeiro contato com pesquisa científica com seu primeiro projeto envolvendo a construção de um biossensor para quantificar substâncias potencialmente cancerígenas.



Nesse mesmo período, conheceu o Instituto Cientista Beta que lhe forneceu uma rede de jovens cientistas, mentoria e material de apoio para prosseguir com sua trajetória científica. Além disso, fez pré-vestibular social pela Educafro, onde passou a se engajar como ativista na causa pelos direitos da população negra no Brasil.



Lucas foi participante do Preparing Global Leaders Summit 2016, um programa de formação de lideranças que aconteceu em Moscou, na Rússia. Ele conseguiu uma bolsa de 50% para participar do programa, e conseguiu juntar o resto do dinheiro. Foi representante do Brasil no programa, que contava com professores de grandes e renomadas Universidades, como Georgetown, Princeton, Oxford e outras.



Lucas decidiu cursar Engenharia Química na PUC, onde conseguiu bolsa de 100%. Realizou estágios de verão na Ambev e na Ternium. E resolveu explorar mais o mundo da tecnologia, sendo aceito num programa de estágio da sua universidade para ser desenvolvedor iOS.



Lucas tem um podcast chamado Mentoria Reversa, onde, ao mesmo tempo que vivencia, traz seus questionamentos, reflexões, dúvidas e aprendizados sobre o mundo do trabalho e as relações profissionais. E em 2020, conheceu a plataforma de podcast Orelo, onde atua desenvolvedor full stack na categoria de estágio.