Fellows Instituto Four

Lucas Lima



“Tenho um sentimento de vitória e uma fome por conhecimento e novos contatos. Dentro deste programa busco me desenvolver como um líder e levar todo o conhecimento
que irei aprender para dentro do meu negócio e da minha
Comunidade.”

O principal objetivo de Lucas é transformar a realidade da favela: de um lugar com altas estatísticas de violência a um polo tecnológico. É morador do Complexo do Alemão, e é Engenheiro mecânico, professor de robótica educacional e fundador da Infill.



Lucas trabalhava em uma faculdade como estagiário e bolsista e, lá, começou a utilizar impressoras 3D.



Ele tinha muita vontade de ter uma dessas impressoras, mas elas tinham um preço muito alto, tinham que ser importadas e ele não teria condições de comprar. Por isso, ele resolveu construir uma. Juntou material de ferro velho e decidiu que iria fazer uma impressora por reciclagem eletrônica.



Depois que construiu sua primeira impressora, Lucas ficou 􀃿ascinado e viu que aquilo que ele tinha feito podia ser mais do que só para ele. Com essa visão, Lucas construiu a Infill, um projeto de uma fábrica de impressoras 3D dentro da favela. Lucas viu no seu negócio a possibilidade de levar formação na área de tecnologia para as pessoas da sua comunidade, formando um makerspace. A criação da Infill vai atuar diretamente no desenvolvimento local e tecnológico, mudando a realidade dos jovens da comunidade.