Fellows Instituto Four

Luiz Grilo



“Nosso trabalho é com a reciclagem de residuos, algo altamente complexo de se resolver. Mas que com uma equipe bem liderada, tudo se torna possível.”

Luiz nasceu com espírito empreendedor. Ainda quando criança, ele ganhou um picolé que veio com um palito premiado. Na premiação, Luiz ganhou uma câmera digital. Vendeu a câmera e comprou um bezerro. Quando o bezerro cresceu, se transformando num boi, Luiz vendeu o boi e comprou um piano, que foi a sua primeira fonte de renda, pois, desde os 14 anos, Luiz toca em festas de casamento.



Por conta disso, com todos os aprendizados da sua experiência empreendedora até o momento, resolveu pivotar e, hoje, a sua empresa atua com soluções de logística reversa. Com a Residuall, Luiz participou de alguns programas de aceleração e de algumas competições, e ganhou alguns prêmios, inclusive sendo convidado a representar o Brasil no final de uma competição na Alemanha, diante de 55 países.



Ese espírito empreendedor continuou aflorado em Luiz. Foi estudar Engenharia de Controle e Automação na UFMG, e, com pouco tempo de iniciação científica, trabalhando com pesquisa, ele desenvolveu uma solução de sensores para lixeiras. Fez alguns testes e, quando se deu conta, já tinha fundado a sua primeira startup. A startup passou por uma rodada de investimento, mas Luiz percebeu que, em pouco tempo, sua empresa estaria com um faturamento negativo muito grande.



Luiz tem causado impacto no meio da sustentabilidade, e quer desenvolver, juntamente com a Residuall, soluções que tornem o Brasil um país mais sustentável.