Fellows Instituto Four

Maickson Serrão



Maickson é de uma comunidade ribeirinha, que fica no Rio Tapajós, no estado do Pará. Mesmo sendo de um lugar sem muito acesso a oportunidades, Maickson sempre se destacou, procurando acesso ao desenvolvimento próprio e da comunidade onde se inseria.



Ele foi responsável por ajudar a levar inclusão digital para sua comunidade, que fica a 10h de barco da cidade mais próxima. Em 2008 ele ajudou a mobilizar a juventude a montar um Telecentro, movido a energia solar e com acesso a internet, em parceria com uma ONG.



Estudou Educação Física, na Universidade do Estado do Pará. O foco de seu estudo, era tanto na educação escolar quanto na saúde e na qualidade de vida. Maickson também é estudante de Jornalismo e Comunicação.



Ele foi um dos fundadores da Startup Embarcar, voltada para informativo do transporte hidroviário na região amazônica, e com o propósito de venda de passagens através de uma plataforma online. Através da Startup, Maickson foi um dos dez finalistas do Concurso Vivo Meu Negócio, com Roberto Justus. Além disso, ele também participou da primeira temporada do programa Shark Tank Brasil e recebeu o prêmio de Jovem Empreendedor pela Rede Laureate Brasil.



Maickson trabalhou como formador de professores, no Projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo. O programa trabalha a inovação escolar, tendo as tecnologias digitais como ferramenta no processo. Além disso, ele ainda atua como professor de ensino fundamental, além de outras iniciativas.



O sonho de Maickson é ser um exemplo para a população que tem origem semelhante à sua. Ele quer ser responsável por ajudar os jovens de comunidades ribeirinhas a enxergar que existem diversos sonhos que eles podem sonhar, perseguir e alcançar. E ele acredita que a maneira mais efetiva de realizar isso é através da Educação.