Fellows Instituto Four

Marcelo Bernardino



Marcelo é uma pessoa extremamente incomodada e que tem muita vontade de executar. Os gargalos da infraestrutura, a má qualidade da educação e a baixa competitividade do Brasil no mercado internacional são desafios do país que mais lhe incomodam e que ele busca colaborar nas suas soluções. É uma pessoa apaixonada por viagens, já visitou 13 países e conhece 22 dos 27 estados brasileiros.



Além de ter muito orgulho de sua família e história, ele também se inspira nela para decidir os rumos de sua vida. Seus pais vieram de família humilde e viram nos estudos a forma de conseguir vencer na vida, tornando-se grande exemplo a ser seguido.



Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2015 e enquanto aluno foi premiado pelo projeto que reduziu significativamente a escassez bibliográfica da Faculdade. Também durante a graduação realizou um Curso de Verão em Políticas Públicas na Universidade de Haia/Holanda. Por fim, fez um curso de curta Matemática Financeira e Gestão Empresarial para aprimorar suas habilidades quantitativas.



Em 2016, foi selecionado para participar do ProLíder, oportunidade que vivenciou experiências muito enriquecedoras e conviveu com pessoas de pensamentos diversos discutirem suas ideias com bastante fundamentação. Segundo ele, “não saiu de lá com respostas, mas com várias ideias.”



Como voluntário, atuou como Diretor no Amigos da Vetusta, uma associação de alumni da Faculdade de Direito da UFMG, e como Professor de História no Cursinho Universitário Vila Marçola, em Belo Horizonte, Minas Gerais.



Em sua trajetória profissional, foi estagiário na Justiça Federal de Minas Gerais, dando apoio na elaboração de sentenças judiciais; no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais foi responsável pela revisão e apoio jurídico na análise de contratos de financiamento para empresas e municípios mineiros. No final da graduação foi aprovado no trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil, sendo alocado para trabalhar na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, depois de passar por um processo seletivo que contou com 9 mil candidatos, dos quais apenas 35 foram aprovados.

Atuou por dois anos e meio no Governo do Estado de São Paulo, coordenando projetos de Parcerias Público Privadas que viabilizaram milhões de investimentos na área de mobilidade urbana e meio ambiente. Desde 2018 trabalha como Consultor de Gestão implementando metodologias voltadas para resultados em diversas escolas públicas de todo o Brasil visando a melhoria da aprendizagem dos alunos e a redução do abandono escolar.