Fellows Instituto Four

Mariana Carolina



Mariana é uma mineirinha que se parece com muitas meninas da idade dela, se o assunto for o fim do grupo One Direction, dado que viveu esse “luto” junto com as fãs do grupo, mas é diferente de tantas outras da idade dela porque suas preocupações não se restringem a fatos semelhantes a esse; são mais profundas e abrangentes.



Cursando Direito, como bolsista, na Faculdade de Direito de Franca (FDF), estagiando em Ribeirão Preto, não mede esforços. Todos os dias, enfrenta quase 100 km entre um ponto e outro porque acredita que tem o poder de fazer a diferença no país e impactar muitas vidas por meio da política, da educação e do acesso à justiça.



Esse desejo foi despertado ainda no ensino médio, que cursou em escola pública, momento em que teve seu primeiro contato com a política através do Parlamento Jovem de Minas, um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.



Esse foi apenas o início de suas atividades no meio político. Posteriormente, participou do Parlamento Jovem Brasileiro e foi para o Uruguai como integrante da delegação brasileira no Concurso Histórico-Literário Caminhos do Mercosul.



A América Latina ficou pequena para Mari. Em 2017, conseguiu bolsa integral por mérito no Yale Young Global Scholars da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Foi uma experiência incrível discutir política em âmbito internacional!



Demonstrando seu protagonismo, ao retornar ao Brasil, junto com outros colegas, fundou o YYGS Fellowship Brazil, com o intuito de democratizar o acesso a essa oportunidade, oferecendo mentorias para outros jovens que desejassem se inscrever no programa.



Essa medalhista em olimpíadas de História e de Língua Portuguesa também atua como diretora-chefe no Brejeiro, um jornal da faculdade, foi mentora da primeira edição do Curso Empodera, oferecido pelo projeto ElaSTEMpoder, que tem como objetivo empoderar e incentivar meninas e mulheres em STEM.