Fellows Instituto Four

Marina Junqueira



Marina nasceu no interior de São Paulo, e sabe aproveitar o que a vida tem de melhor com as pessoas que ama. Ela adora conhecer novos lugares, seja um restaurante, um pub ou uma cidade turística. Costuma chamar suas viagens de "fubás" pelo seu estilo simples e aventureiro.



Aos dezoito anos, foi cursar Engenharia Ambiental na Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos. Foi um período de bastante amadurecimento em sua vida, já que precisou aprender a gerenciar seu tempo para estudar melhor e buscar entender a aplicação dos conhecimentos obtidos na faculdade aos seus objetivos de vida.



Nesse período, participou de algumas competições de empreendedorismo universitário, foi finalista do programa Empreenda Santander 2k17 e recebeu pré-aceleração pelo edital da Renault Experience. Para competir, levou um projeto de startup, cuja solução era voltada para gestão de resíduos sólidos. Esse mesmo projeto rendeu a ela uma bolsa para o programa InovaGrad, da USP em parceria com o Sebrae.



Além das competições de empreendedorismo, Marina atuou em extracurriculares relacionadas à sustentabilidade e inovação: EESC Jr., uma Empresa Júnior voltada para soluções em Engenharia e Arquitetura; Núcleo de Empreendedorismo e da USP, que desenvolve startups formadas por alunos da Universidade; e na EESCuderia Mileage, com foco em automobilismo sustentável.



Em 2019, ela se inscreveu e foi aprovada no ProLíder, que contribuiu bastante para ampliar sua visão de mundo, especialmente no que se refere às áreas de negociação, funcionamento de uma startup, liderança, visão de negócios em nível nacional, entre outras. O programa contribuiu, inclusive, para sua contratação como estagiária na GreeningHub, empresa que atua em consultoria de sustentabilidade, focando na transformação da cadeia de resíduos e na implementação de logística reversa por meio de métodos inovadores.



Marina irá finalizar sua graduação ao fim de 2020, ao defender seu TCC com foco na verificação de indicadores de desempenho usados na avaliação de programas empresariais de logística reversa em parceria com cooperativas de reciclagem.



Diante disso, não é difícil entender o quanto Marina se preocupa com o futuro do meio ambiente. Ela tem se preparado para gerar impacto na sociedade e garantir o desenvolvimento sustentável por meio da inovação e empreendedorismo social.