Fellows Instituto Four

Marina Porto



Marina é natural de São Paulo e, durante seu ensino médio, se espelhou em seu pai para tomar uma grande decisão. Ele era formado em um curso técnico e, por isso, Marina decidiu cursar o Técnico em Meio Ambiente pela ETEC Guaracy Silveira.



Marina sempre foi apaixonada por causas ambientais e sempre enxergou bastante propósito em trabalhar com essas questões. Após o ensino médio, ela realizou um intercâmbio para o Canadá, onde ficou durante três meses estudando francês em Montreal.



Na graduação, Marina cursou Ciências Econômicas no Insper. Participou de diferentes projetos durante a graduação, como um projeto na Enactus e também como diretora do Bem Gasto, uma ONG dedicada a aulas gratuitas de educação financeira para pessoas de baixa renda.



Iniciou sua trajetória profissional trabalhando em banco e consultoria econômica. Buscando um propósito mais alinhado com seus valores, fundou um marketplace de produtos sustentáveis. Passando pelo ProLíder, Marina conseguiu aprofundar o empreendedorismo alinhado a propósito e criou o Flor+1, uma floricultura sustentável que se baseava na economia circular.



Trabalhou como Analista de Desenvolvimento de Novos Negócios na Evino e, em 2018, Marina iniciou um mestrado na área de Meio Ambiente e Economia dos Recursos Naturais na Universidade de Copenhagen. Durante o mestrado, trabalhou com consultoria em projetos de desenvolvimento sustentavel na COWI e na unidade de setor privado da ONU Meio Ambiente em Nairobi (Quenia), auxiliando na organização da Quarta Sessão da Assembléia do Meio Ambiente da ONU.



Em 2020, Marina finalizou o seu mestrado com foco em economia circular. Atualmente, é Co-Presidente do Conselho Consultivo de Políticas de Juventude (YPAC) da Sustainable Ocean Alliance (SOA) e trabalha como Consultora de Sustentabilidade na SOFIES, em Londres.