Fellows Instituto Four

Matheus Rodrigues



O lugar onde você nasceu influencia muito, infelizmente, no seu destino. A oportunidade de ter uma educação de qualidade permite que as pessoas desafiem suas próprias heranças e encontrem caminhos melhores. Sorte ao nascer não pode ser fator determinante na vida de ninguém.”



Coragem é uma ótima palavra para definir Matheus Rodrigues, que, ainda criança, topou com pedras em seu caminho que o ensinaram o tamanho do esforço necessário para mudar de vida.



Morando em uma comunidade da cidade do Rio de Janeiro (Pavuna), utilizou-se da educação para encontrar uma forma de transformar as adversidades em uma base sólida, rumo a um futuro promissor.



Estudou em uma escola particular graças a uma bolsa de estudos que tinha, e passou para a faculdade de Engenharia Civil na UFRJ, onde estuda atualmente.



Com sua determinação para enfrentar os desafios impostos, agarrou, com todas as forças, as boas oportunidades que apareceram dentro e fora da faculdade.



O ProLíder foi uma dessas oportunidades que Matheus abraçou. Muito cedo, mergulhou de cabeça e se uniu a seu sócio, João, também Fellow da Comunidade Four, e os dois decidiram contribuir para resolver um problema relevante: a educação brasileira, cujo ensino universitário dá poucos artifícios profissionalizantes a jovens que buscam habilidades para o mercado de trabalho. Eles acreditavam que não fazia sentido um estudante passar quatro a cinco anos (às vezes, até mais) na graduação para conseguir um diploma e desenvolver habilidades que, muitas vezes, tendem a não fazer sentido para o mercado de trabalho.



Foi assim que nasceu a Crescere, escola de habilidades do futuro. O empreendimento, na área de tecnologia, forma jovens programadores para o mercado de trabalho, oferecendo solução para uma grande dificuldade do jovem: a conquista do primeiro emprego. Seu diferencial é sua ampla rede de empresas parceiras da área de tecnologia, além de um modelo de financiamento em que o aluno paga pelo curso apenas após estar empregado e recebendo um salário superior a R$ 2.000.



Matheus é um exemplo do poder de transformação do ProLíder: a visão de problemas de grande relevância do Brasil e a busca por soluções reais e transformadoras para eles. A sua história está só começando, e grandes conquistas estão pela frente - mas a sua determinação em gerar um legado de relevância para o Brasil fazem dele um exemplo.