Fellows Instituto Four

Melinda Caravlho



Melinda é baiana de Salvador. Sempre foi uma pessoa muito ligada às questões relacionadas à sociedade e sua construção. E sempre teve como grandes exemplos a sua mãe, que sempre se esforçou e prezou pelo seu estudo, e a sua avó,que era lavadeira, e semianalfabeta. Sua mãe sempre deixou bem claro que a herança mais importante que ela poderia deixar era o seu estudo.



Por ser sempre ligada nessas questões e por ter sua mãe e sua avó como exemplos tão fortes, Melinda viu que fazia muito sentido continuar os seus estudos nessa área. Ela se formou em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).



Durante a sua graduação, Melinda foi bolsista de Iniciação Científica pelo CAPS. Foi mobilizadora da ONG Engajamundo, e traçou uma longa trajetória lá dentro. Participou por quase 5 anos da organização, atuando como coordenadora de desenvolvimento sustentável, e também integrou a comissão de diversidade. Em 2018, Melinda decidiu deixar o Engajamundo. Participou da CSW, importante conferência para discutir questões de gêneros, pela ONU.



Apesar de gostar tanto do curso de Ciências Sociais, ainda não era o seu sonho. Melinda tinha muita vontade de cursar Relações Internacionais. Com suas experiências pelo Engajamundo, Melinda percebia que estava cada vez mais próximo o seu desejo de trabalhar com relações internacionais.



Seu verdadeiro sonho profissional é trabalhar com as Conferências da ONU, sobre Mudanças Climáticas. Melinda fez um semestre de Museologia, mas abandonou. Hoje ela conseguiu entrar para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e é estudante do curso dos seus sonhos: Relações Internacionais.