Micaele tem apenas 16 anos de idade e ainda é estudante do segundo ano do ensino médio. Ela se mudou para São Paulo com o objetivo de cursar Artes Cênicas. Mas, quando se mudou, descobriu uma paixão ainda maior: a ciência.
Hoje, ela é voluntária no Observatório Astronômico da Univap e dá aulas gratuitas para olimpíadas em um projeto social. Mesmo muito nova, Micaele entende que quer ter um papel de protagonismo na educação brasileira, e já traça os seus caminhos para poder tornar esse sonho uma realidade muito em breve.
Micaele participou de várias olimpíadas e competições. Foi duas vezes medalhista de ouro nas Olimpíadas Nacionais de Astronomia e Astronáutica e medalhista de bronze nas Olimpíadas Pernambucanas de Foguetes.
Quando se mudou, começou a se sentir muito incomodada pelo fato de os colegas serem muito desinteressados com a educação, e começou a trabalhar como voluntária na biblioteca da escola, para tentar fazer um trabalho de mostrar a importância dela para mais alunos. Micaele também incentivou a direção da escola a divulgar as Olimpíadas, das quais participava, para os seus alunos, incentivando que mais pessoas se inscrevessem, o que trouxe, inclusive, mais medalhas para a sua escola.
O Instituto Four é uma organização sem fins lucrativos, que busca selecionar, formar e desenvolver jovens líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País.