Fellows Instituto Four

Olivia Carneiro



Olívia é natural da cidade de São Paulo. Sempre foi destaque por onde passou pela sua capacidade de realização. Além disso, sempre foi movida por resolver problemas complexos que melhoram a sociedade e a vida das pessoas.



Graduou-se em economia na USP, com uma monografia que foi premiada internacionalmente. Com uma análise sobre a ineficiência das políticas de incentivo ao desenvolvimento tecnológico para o Brasil, Olivia foi patrocinada para representar o Brasil em delegações de Jovens Lideranças para fóruns da OMC e da UNIDO.



Participou do ProLíder em 2016, ano do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Naquela época, Olivia prestava consultoria econômica para o Google, um trabalho que a ajudou a antecipar o desafio eleitoral daquele ano. Então, Olivia foi responsável por construir a estratégia de campanha de seu irmão: 100% online, aproveitando a mídia social para envolver os jovens eleitores na cidade mais populosa da América Latina. O sucesso da campanha que elegeu o jovem vereador também abriu portas para Olívia liderar as agendas de advocacy em coalizões políticas, como membro dos movimentos Acredito e Mapa Educação.



Foi aprovada para o mestrado de políticas públicas na University of Chicago com fellowships do Instituto Ling, Person of the Year (BACC-NY), da universidade e também do Pearson Institute. Como Pearson Fellow, Olivia foi orientada por economistas notórios, como o ganhador do Nobel, Roger Myerson. Já mestre, Olívia foi assistente de pesquisa no Chicago Center for Democracy, mas o trabalho foi interrompido por emergências familiares e COVID-19 - que a trouxeram de volta ao Brasil antes do esperado.



Apesar das consequências, a vida de Olivia deu uma reviravolta quando ela viralizou nas redes sociais explicando as questões econômicas da crise.



Hoje, Olivia atua como influencer nas áreas de educação, economia e política. Criou o curso Guia da Economia Sensata (que já tem mais de 200 alunos), a newsletter Boletim Sensata (com mais de 2 mil assinantes e leitores diários), além de promover um clube do livro e oferecer orientações de carreira/estudo para estudantes e jovens profissionais.