Fellows Instituto Four

Patrícia Zanella



Patrícia é natural de Santos, no estado de São Paulo. Ela sempre foi muito atuante e presente na luta a favor de um país mais sustentável, e tem uma trajetória bem condizente com suas falas.



Ela é graduada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos, mesma Universidade pela qual se tornou mestre. Durante sua graduação, Patrícia recebeu bolsas de iniciação científica e de excelência acadêmica. Além disso, Patrícia também foi premiada com o melhor TCC de Relações Internacionais.



Patrícia participou da AIESEC, durante sua graduação, desenvolvendo um bom trabalho na área de Marketing da organização. Também foi voluntária no EcoSurf, organização que tem como objetivo a proteção dos Oceanos. Patrícia também foi a primeira mulher da América do Sul a fazer parte do Youth Advisory Council for the World Oceans Day.



Patrícia ainda atuou junto ao Global Shapers Brasil e faz parte da REJUMA, Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.



Patrícia foi bolsista do CNPQ, foi coordenadora da Equipe de Livestream no Fórum Econômico Mundial. Trabalhou também como pesquisadora sobre moda sustentável, fundando o Portal Entenda de Moda, que conectava informações de moda com a agenda internacional. Trabalhou também no The Ocean Project, e como Líder de Sustentabilidade do United People Global, uma iniciativa que contribui para a liderança cívica positiva na sustentabilidade por meio de treinamento, colaboração e ação.



Em 2018, Patrícia fez parte da turma do ProLíder e foi uma das fundadoras da EcoCiclo. A EcoCiclo é o primeiro absorvente biodegradável feito por mulheres no Brasil. Elas atuam como uma comunidade de mulheres que geram impacto e emancipação para que as mulheres em situação de risco se desenvolvam.

Além disso, Patrícia também é muito engajada politicamente. Ela é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS. Também participou ativamente de duas eleições como candidata, uma para Deputada Estadual pelo estado de São Paulo e uma para Vereadora da capital paulista, alcançando votações expressivas, mesmo sem a utilização de muitos recursos.

Hoje, Patrícia atua como desenvolvedora de conteúdos pedagógicos para a Alicerce Educação. Seu sonho é ser protagonista na construção de um país mais justo, igualitário e sustentável, e ela acredita que a melhor maneira de fazer isto é através da política.