Fellows Instituto Four

Rafael Castro



Rafael é natural de Vitória, no Espírito Santo. Desde pequeno sempre gostou de estudar. Na infância, decidiu que queria ter uma empresa, e resolveu se mudar para morar com o pai, porque acreditava que o lugar em que morava não fornecia as melhores oportunidades para ele.



Durante seu ensino médio, Rafael estudava no Instituto Federal do Espírito Santo, e realizou o curso Técnico em Engenharia Elétrica. A passagem para o IFES foi uma grande virada de chave na sua vida. Na época, ele dava aulas particulares. Também coleciona medalhas da Olímpiada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas.



Terminando o curso técnico, Rafael ingressou na faculdade. Iniciou seus estudos em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Espírito Santo. Na Universidade, Rafael foi contemplado com a bolsa Jovens Talentos para a Ciência e o programa de iniciação científica e mestrado.



Um ano depois do início da sua faculdade, surgiu um projeto extensão, que trabalhava com energia solar, chamado Projeto Solares. Rafael abraçou a ideia deste projeto e também foi um dos participantes.



Rafael realizou um intercâmbio para a Alemanha, pelo Programa Ciências Sem Fronteiras. Lá ele estudava Engenharia de Energias Renováveis. Durante sua passagem pela Alemanha, Rafael foi estagiário na Bosch.



Quando voltou ao Brasil, Rafael retomou sua atuação no Projeto Solares. Realizou várias ações dentro do projeto, e ganhou várias competições. Ajudou a dar o pontapé inicial para criar a 3ª maior usina de luz solar nos prédios da Universidade. Hoje o projeto continua a todo vapor, mesmo sem a sua participação direta.

Hoje Rafael trabalha em uma empresa de Energia Solar. Ele tem um papel de especialista em energia solar, e tem a função de ajudar as empresas a transformar a força do sol em um investimento seguro e lucrativo.

Rafael entende a importância do trabalho que ele desenvolve para a matriz energética do país. Ele quer trazer importância para a energia solar e utilizar de todo o potencial que ela apresenta para ajudar o Brasil a se tornar cada dia mais sustentável.