Fellows Instituto Four

Raquel Souza



Raquel é natural do Rio Grande do Sul e passou parte da sua vida em Santa Catarina. Desde cedo, tem sede por projetos desafiadores e de grande impacto. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e tornou-se mestre em Engenharia Civil na UFSC, onde recebeu bolsas de pesquisa durante ambas as formações pela Eletrobras. Durante a graduação, atuou na Fundação CERTI com auditorias, sistemas de qualidade e P&D. A qualidade do seu trabalho e seu histórico acadêmico a levaram a um intercâmbio na Universidade de La Coruña, na Espanha.



Ainda buscando envolver-se no setor público, foi selecionada pelo Vetor Brasil e mudou-se para o Pará. Lá, fez serviços de consultoria no Programa de Melhoria e Expansão da Educação do Pará. Foi também responsável pela reestruturação da diretoria de obras e por dar suporte à gestão das obras de construção e reforma das escolas.



De volta para o Rio Grande do Sul, assumiu a gerência do Programa ORLA POA, na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, principal projeto de revitalização do espaço público da cidade. O resultado do seu trabalho a fez ser promovida para especialista em Planejamento Estratégico e, no início de 2020, para a Diretoria-Geral de Ativos e Locações da prefeitura do município.



No início da sua faculdade, envolveu-se em projetos de eficiência energética, e no ProLíder 2019, criou um projeto de empreendimento que buscou trazer este conceito para prédios e construções que têm alto consumo energético.



Raquel sonha em oferecer ao mundo o melhor de si, seja deixando um sorriso no rosto de quem precisa, seja ajudando a propor soluções para grandes problemas coletivos. Ela entende que o Brasil tem muito a desenvolver nas áreas de infraestrutura e energia e, por isso, deseja atuar em projetos relacionados a essas áreas.