Fellows Instituto Four

Ricardo Hoffmann



Ricardo é natural de Timbó, município do interior de Santa Catarina. Os pais não tiveram oportunidades de estudos, mas sempre incentivaram Ricardo e sua irmã a estudar. Ele conseguiu ter acesso a uma graduação na Universidade Federal de Santa Catarina, e se formou no curso de Engenharia de Controle e Automação.



Apesar de ter consciência que um curso superior era uma oportunidade de mudar a sua vida, Ricardo não se contentava somente com as aulas e o ensino. No seu primeiro ano de faculdade,já atuou como Diretor Financeiro na Empresa Júnior do seu curso. Também participou do ToP Internship, programa desenvolvido pela Fundação CERTI, de formação de lideranças com foco em habilidades técnicas e gerenciais, além de outras atividades extracurriculares.



Realizou o sonho de um intercâmbio para a Alemanha, onde estudou Engenharia Mecânica na Universidade RWTH Aachen, considerada a melhor escola de engenharia do país. Na Alemanha, Ricardo trabalhou como estagiário de pesquisa em um projeto para o desenvolvimento de sistemas de medição a laser, e sua pesquisa conquistou resultados expressivos de redução de custo e aumento de produtividade.



Ricardo também trabalhou como voluntário em algumas iniciativas, como o Instituto Consulado da Mulher, onde ensinou matemática básica e precificação para mulheres empreendedoras. Também foi mentor de carreira para jovens na Comunidade Empodera.



Participou da turma de 2016 do ProLíder. E em 2018 foi para a Bravium como gerente de Novos Negócios, conseguindo fechar contratos relevantes com multinacionais para a empresa. Ricardo percebeu que procurava um desafio maior e mais liberdade em sua carreira, e por conta disso foi empreender no mercado financeiro.



Depois de quase 2 anos trabalhando como CMO e assessor de investimentos na FNW Investimentos, Ricardo está agora abrindo seu próprio escritório com mais 2 sócios.