Fellows Instituto Four

Samuel Emilio



Samuel Emílio nasceu na periferia de Ipatinga, interior de Minas Gerais, estudou em escola pública até os 12 anos, quando conquistou uma bolsa de estudos em uma escola particular. Ele sempre destacou-se como um aluno com notas boas e também por conseguir conciliar o seu estudo com o trabalho, desde os 6 anos de idade.



Com 17 anos, Samuel foi aprovado na UNESP, se tornando a primeira pessoa de sua família a ingressar em uma Universidade pública. Lá em Guaratinguetá, Samuel foi estudante de Engenharia de Materiais.



Além da faculdade, Samuel participava do Movimento Empresa Júnior, por onde passou quase 3 anos. Além de participar da Empresa Júnior do seu curso, Samuel trabalhou por um tempo no Núcleo de Empresas Juniores da UNESP.



O ano de 2016 foi muito marcante na história de Samuel. Neste ano, Samuel participou da primeira turma do ProLíder. Além disso, Samuel também foi Embaixador do Ensina Brasil, e foi responsável pela busca ativa de jovens talentos da UNESP para participarem do programa de Líderes Ensina Brasil, chegando a cerca de 300 inscrições no programa.



Também em 2016, Samuel começou a sua trajetória na política. Ele começou a trabalhar como Coordenador de Políticas Públicas da Educafro, e foi responsável por elaborar e atualizar a agenda de prioridades para a Comunidade Negra no Congresso. Sua principal função era de ser uma ponte entre as demandas da sociedade civil e parlamentares, ministros e secretários do Governo Federal.



Samuel participou do Curso Guerreiros Sem Armas, do Instituto Elos, fazendo parte de uma rede de 60 jovens de diferentes países que buscam transformar o mundo, e ser parte desta transformação. É bolsista do pilar de educação do ID_BR e também é Fellow Arymax.

Samuel também trabalhou na Tribo, empresa de consultoria de cultura organizacional que faz parte do Grupo Anga. Lá, Samuel era Consultor de Diversidade e Inclusão. Ele faz parte do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, é Líder RenovaBR e Líder Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

Samuel atuou no Movimento Acredito como Coordenador de Engajamento chegando até Coordenador Nacional. Samuel também atuou como Membro do Comitê Estratégico.

Em 2020, ele foi candidato a vereador pela cidade de São Paulo. Apesar de não ter logrado êxito, Samuel atingiu uma uma votação expressiva e foi responsável por colocar várias temáticas relevantes, como igualdade racial e social em pauta, causando grande impacto.

Hoje, Samuel é Diretor de Operações na Educafro.