Fellows Instituto Four

Vinícius Batista



“Me preocupo com o futuro da ciência e da educação do país. E entendo que para o desenvolvimento social a nivel nacional é necessário discutir e
criar soluções de impacto que sejam
inclusivas”

O que leva um jovem morador de uma das favelas mais perigosas de Salvador, de origem extremamente humilde, ser selecionado para representar o Brasil em Harvard? Uma oportunidade.



Vinícius teve a chance de aprender inglês gratuitamente no 2º ano do Ensino Médio, e isso o fez descobrir o seu propósito: permitir que mais pessoas ampliassem seus horizontes por meio da educação. Para isso, criou o WeSpeak, que ensina inglês de maneira gratuita nas favelas brasileiras. Se tornou bolsista 100% do ProUni e, ainda na universidade, foi contratado e assumiu a responsabilidade de dar uma melhor qualidade de vida para seus pais, assumindo as contas de casa.



Mas, para ele, isso não era suficiente. Vendo o desenrolar das trajetórias de outros jovens de realidades parecidas com a dele, Vinícius decidiu, junto com outros jovens da sua comunidade, criar um projeto que divulga a jovens de escolas públicas sobre as oportunidades de ensino superior.



Também foi premiado em um hackathon de ensino de línguas estrangeiras, criando um sistema para disseminar o uso de uma plataforma de pratica de inglês. Também foi selecionado para ser um dos representantes da Brazil Conference de 2020, nos Estados Unidos.



Os trabalhos que Vinícius realizou se tornaram estáveis. O WeSpeak já existe sem ele, e o seu projeto de orientação para a graduação também. Agora, ele busca dar outro passo: criar algo que, além de transformar a vida das pessoas, torne-se escalável e aumente o impacto que ele causa como liderança. Com toda a experiência de vida e profissional que carrega, ele entra no ProLíder buscando tornar-se um novo Vinícius para construir e executar o seu novo negócio.